State of the Art

Através de alguma pesquisa na internet e algum conhecimento de sites dedicados a esta temática, elaborei a seguinte tabela com alguns Prós e Contras:

Nome da Plataforma
PrósContrasCaderneta Virtual

Plataforma

"Palcos Virtuais"

  • Funcionalidades associadas
  • Inovação (na data em que foi criada) relativamente à tecnologia utilizada
  • Abrangência dos serviços disponibilizados
  • Serviços inovadores:
    • Sistema Automático de Convocatórias
    • Sistema Automático de Vigilâncias
    • Caderneta Virtual
  • Interface desactualizado
  • Desadequação da forma de comunicação relativamente às tendências da Web 2.0
  • Dificuldade em lançar nova informação (muito embora esteja suportada em bases de dados)
  • Dificuldade no arranque da aplicação da mesma plaforma em outras escolas
  • Não adaptada às novas realidades de organização escolar: agrupamentos e mega-agrupamentos
  • Plataforma pioneira na utilização deste tipo de ferramenta
  • Substitui na escola de origem (Escola Secundária de Emídio Navarro - Viseu) as informações intercalares dadas pelos professores aos Directores de Turma
  • Pouco flexivel visto não ter sido ainda reformulada desde a sua origem
  • Não faz estística a partir dos dados lançados
  • Assume a caderneta como ferramenta apenas de informação relativa à avaliação dos alunos
Linkly
  • Permite personalização (quase) total do interface relativamente às diferentes escolas que a adoptarem
  • Utilização de perfis de utilizadores
  • Partilha de informação disponibilizada em alguma redes sociais
  • Possibilidade de integração com plataformas LMS e administração escolar
  • Denota alguma falta de profissionalismo na documentação disponibilizada
  • Interfaces de gestão complexos demais para a realidade em questão
  •  Não aproveita a estrutura organizacional de uma escola para a definição dos perfis de utilizadores
  • Apenas possui módulo de comunicação com os diversos elementos da comunidade educativa
escolinhas
  •  Comunicação baseada em redes socias (privadas ou não)
  • Funcionalidades multimédia adaptadas ao nivel de ensino em questão
  • Possibilidade de integração com plataformas LMS
  •  Limitada ao ensino básico
  • Não permite personalização dos interfaces no caso da adopção por várias escolas
  • Para algumas funcionalidades mais avançadas é necessário o pagamento de uma licença
  • Apenas possui módulo de comunicação com os diversos elementos da comunidade educativa
Portal das escolas
  •  "Propriedade" do Ministério da Educação (!)
  • Abrangência em termos de número de escolas
  • Não utilização das redes sociais mais conhecidas
  •  Não vocacionado para a comunicação entre elementos da comunidade educativa
Edmodo
  • Baseado nas ferramentas de  comunicação Web 2.0 para os diversos elementos da comunidade educativa
  • Permite "embeber" recursos construídos em outras ferramentas
  • Apenas tradução pt-br
  • Mais adaptado à gestão feita por professores
  • Possui módulo de comunicação de notas de trabalhos para os diversos elementos da comunidade educativa
Halton Learning Platforms
  •  Plataforma agregadora dos diversos sites de diversos níveis de ensino
  •  Sites baseados ainda em tecnologia Web 1.0
  •  Não vocacionado para a comunicação entre elementos da comunidade educativa
Cirip.ro
  • Baseado nas ferramentas de  comunicação Web 2.0 para os diversos elementos da comunidade educativa
  • Permite "embeber" recursos construídos em outras ferramentas
  •  
  •  
Saywire Elements
   

 

(...) em desenvolvimento

publicado por nunobarros às 22:21 | comentar