Modelo de Análise (2ª versão)


Questão de investigação:


"Como especificar e prototipar uma caderneta virtual, no âmbito de uma plataforma de gestão escolar, considerando as lógicas da Web 2.0 e a sua adaptabilidade aos contextos de diferentes escolas?"

 

ConceitosDimensõesIndicadores
Caderneta VirtualFinalidade de Utilização
  • Informativo
  • Participativo
  • Comunicativo
  • Estatístico
  • Registo Estatístico (médias, faltas, etc.)
Tipo de Informação
  • Classificações / Avaliações
  • Observações
  • Dados estatísticos
  • Comunicados para os encarregados de educação
  • Comunicados para os alunos
  • Comunicados para os docentes
Web 2.0Comunicação e Relação Social
  • Integração com redes sociais (facebook, por exemplo)
  • Integração com micro-bloging (twitter, por exemplo)
Partilha de documentos
  • Integração com ferramentas de produtividade colaborativa online (Google Apps, por exemplo)
  • Integração com ferramentas de publicação multimédia (Slideshare, por exemplo)
Contexto das EscolasEscola isolada
  • Comunicação entre elementos da comunidade escolar
Agrupamento
  • Comunicação entre elementos da comunidade escolar
  • Comunicação entre elementos da comunidade escolar das diversas escolas do agrupamento
Mega-Agrupamento
  • Comunicação entre elementos da comunidade escolar
  • Comunicação entre elementos da comunidade escolar das diversas escolas do mega-agrupamento

 

Hipóteses:

  1. Uma caderneta virtual, complementada com as lógicas da Web 2.0, permite aumentar a participação / informação dos encarregados de educação, o que contribui para a melhoria da aprendizagem e dos resultados dos seus educandos.
  2. A virtualização das cadernetas informativas escolares afastam os encarregados de educação do contacto cara-a-cara com os docentes dos seus educandos.
  3. As cadernetas virtuais apresentam-se como ferramentas potenciadoras da entrega atempada e simplificada da informação escolar dos alunos.
  4. Os novos modelos de gestão das escolas portuguesas beneficiam com a utilização de ferramentas Web 2.0 na comunicação com os diversos elementos da comunidade educativa.
publicado por nunobarros às 17:35 | comentar