Modelo de Análise (3ª versão)

Questão de investigação:

Como especificar e prototipar uma caderneta virtual, no âmbito de uma plataforma de gestão escolar, considerando as lógicas da Web 2.0 e a sua adaptabilidade aos contextos de diferentes escolas?

Conceitos

Dimensões

Indicadores

Prototipagem

Especificação

  • Diagnóstico das necessidades
  • Requisitos funcionais

Fiabilidade

  • Fidelidade
  • Profundidade
  • Validação

Caderneta Virtual

Finalidade de Utilização

  • Informativa
  • Participativa
  • Comunicativa
  • Registo estatístico (médias, faltas, etc.)

Tipo de Informação

  • Classificações/Avaliações
  • Observações
  • Dados estatísticos
  • Comunicados para os encarregados de educação
  • Comunicados para os alunos
  • Comunicados para os docentes

Lógicas Web 2.0

Relacional

  • Partilhar
  • Comentar
  • Recomendar
  • Denunciar
  • Gostar

Informativa

  • Divulgar
  • Consultar
  • Gerir

Contextos das Escolas

Tipologia de organização escolar

  • Escola não agrupada
  • Agrupamento de escolas
  • Mega-Agrupamento

Dinâmicas relacionais entre os agentes educativos

  • Proximidade
  • Comunicação
  • Disseminação de informação
  • Partilha de experiências

publicado por nunobarros às 18:35 | comentar